Posse do novo presidente! DECEA suspende operações com Drones em Brasília





Por razões de segurança e demais motivos operacionais, os voos com drones nos arredores de Brasília (DF) estarão suspensos no período de 29 de dezembro de 2018 a 2 de janeiro de 2019.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que todas as solicitações feitas anteriormente, as quais tenham sido aprovadas, serão canceladas.

O DECEA pede a todos os usuários de drones que atentem para as restrições e replanejem suas operações para datas fora do período citado.

Um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28/12) estabelece procedimentos a serem observados com relação a aeronaves suspeitas ou hostis durante a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, com objetivo de combater eventuais ameaças à segurança durante o evento.

O decreto lista uma série de ações coercitivas de averiguação, intervenção e persuasão desse tipo de aeronave, podendo chegar a medidas de destruição, caso sejam classificadas como hostis, que serão aquelas que, por exemplo, não cumprirem as determinações das autoridades de defesa aeroespacial, após ter sido classificada como suspeita, ou façam manobras que configurem ataques.

As normas abrangem ações de aviões de asas fixas ou rotativas, balões, dirigíveis, planadores, ultraleves, aeronaves experimentais, aeromodelos, drones, asas-deltas, parapentes e afins.

Gostando ou não temos que respeitar as leis, antes que elas endureçam ainda mais e dificultem a utilização de drones de forma recreativa ou profissional.

Vídeos mais recentes