A importância do SDCard correto para a filmagem com Drone

No último fim de semana a turma do RTHDrone se juntou para fazer uns voos e um amigo, todo feliz com seu Mavic Air novo, veio reclamar que as filmagens estavam pior que a do Phanton 4 dele. No início estranhamos e fizemos alguns questionamentos: As filmagens foram realizadas no mesmo local, mesmo ambiente de luz? Ele disse que sim. Então, não deveria ter diferença visto que as câmeras são semelhantes, veja na tabela abaixo.

Continuamos a conversa, os voos e não achamos nada que poderia trazer tal diferença na imagem. O tempo passando e durante um voo e outro um dos colegas perguntou: Qual SDCard você usa? Queria comprar um bom para mim. O meu amigo disse, sabe que não sei, vou ver em cada drone. Aí veio a surpresa ele usava no Phanton um Sandisk 64GB SDHC-I SDCAC V30 A1 e no Mavic Air um Sandisk SDXC CLASS 4 de 32GB. Matamos a charada na hora, ele estava usando um cartão classe 4. A diferença estava na capacidade do cartão de gravar o vídeo, um cartão classe 4 grava a 4MB/s e a câmera do Mavic tem um bit rate de 100Mbps, ou seja, 12MB/s. Com três vezes menos capacidade a imagem não é gravada de forma íntegra, reduzindo a qualidade.
Em resumo para ter total aproveitamento da câmera do seu drone, veja no manual o SDCard mínimo recomendável, pois senão sofrerá do mesmo problema que esse nosso amigo.
Você deve ter notado a quantidade de siglas tem nos cartões de memória, em um próximo artigo vamos trazer o que significa cada uma delas e em quais você deve ficar atento.